quarta-feira, dezembro 13, 2006

A DANÇA DO VENTRE








Também conhecida como dança do Sol ou do Deus Rá, a Dança do Ventre surgiu há mais de cinco mil anos. Está associada aos rituais de fertilidade e cultos à Deusa Íris realizados no antigo Egipto. Segundo a simbologia do Cosmos, o ventre descoberto das bailarinas, em especial o umbigo, captava, durante a dança, a energia do Deus Rá que era representado pelo disco solar. Considerada sagrada, a dança passou a ser executada não só nos templos pelas sacerdotisas, mas também nos palácios, popularizando-se, em seguida, pelas ruas e mercados.

As frequentes invasões do Egipto terminaram por difundir a dança do ventre entre romanos, gregos, hititas, turcos, marroquinos e povos árabes que a praticavam como entretenimento para Sultões e em rituais de casamento.

Foram os árabes, como viajantes, os maiores divulgadores da Dança do Ventre no Ocidente. Desde a DANÇA do VÉU à das espadas e tantas outras ninguém fica indiferente, ficam é todos muito gulosos.

Actualmente, está presente nas festas, casamentos, casas nocturnas sendo executada profissionalmente ou informalmente por mulheres árabes em eventos festivos. As portuguesas também já a praticam, especialmente para agradar aos seus parceiros.

Eis aqui uma boa maneira de termos os "tascos" cheios aos fins-de-semana. É só apostar num concurso destas danças, ou continuam a preferir os karaokes?

LUSO SEMPRE NA FRENTE!!!!

1 comentário:

El Pipas disse...

Uma excelente ideia.lololol