quinta-feira, janeiro 11, 2007

O CÃO GUIA DO ACOLHEDOR ARMANDO


Escola Beira Aguieira - Escola Profissional (EBA), com sede em Mortágua, distrito de Viseu, está a desenvolver um projecto, no âmbito da Iniciativa Comunitária EMPREGO, Eixo HORIZON, para a criação da primeira Escola de Cães-Guias para Cegos no nosso país.É de salientar que Portugal e Luxemburgo são os únicos estados membros da União Europeia (UE) onde ainda não existe uma escola de treino e educação de cães, especificamente voltada para este tipo de apoio a deficientes visuais.Desde o seu nascimento até à sua actividade futura, o cão passa por várias fases, todas elas importantes para um bom desempenho da sua função.Até chegar à fase de início de educação (aos 12 meses), o cão tem de ser "socializado", isto é, tem de permanecer um ano em situação familiar ("FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO"). Estas famílias possuirão o animal durante este tempo (dar-lhe-ão uma educação básica orientada pelos formadores de cães-guias e suportada financeiramente pela Escola).Findo este período ser-lhes-á entregue um novo cachorro (se assim o desejarem), pois o primeiro cão que receberam será devolvido à Escola para que se inicie a sua "nova vida".A Escola de Cães-guias é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objectivo será o de prestar um serviço público de reconhecido interesse social e que irá preencher um vazio para os deficientes visuais.Para o cego, o cão-guia será oferecido gratuitamente.A Escola de Cães-guias tem a comparticipação de fundos comunitários, através do FEDER e HORIZON, designadamente para a construção da Escola e aquisição de equipamento e funcionamento, que se prolongarão até finais de 1999.

ROUBADO AO PIOLHO DA SOLUM

Posted by Picasa

3 comentários:

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Amigo Acácio. Essa escola já tem alguns anos. A escola de Cães-Guias continua a treinar e a educar cães (já os vi pelo Luso e Coimbra)e é uma instituição que continua a trabalhar em bom ritmo.
Para quem quiser ajudar pode, por exemplo, tornar-se uma familia de acolhimento (ver link do post). É uma área onde eles normalmente precisam do nosso apoio.

Axiológico disse...

Coitadinho do cachorro da foto hehehehehehhe

Nokitas disse...

Essa escola é um grande exemplo para todas as outras e já é conhecida em todo o mundo. Há 3 anos, em Coimbra, uma bela jovem cega, estava com a sua família sentada na esplanada do café SANTA CRUZ e tinha um "lavrador" com ela. Falei com a família e com ela e disseram-me que o cão tinha vindo desta escola.
Sintomático...