sábado, dezembro 30, 2006

SINE DUBIO


Como a rocha firmemente assentada não se deixa mover pelo vento, assim o sábio não se deixa inclinar para um lado ou para outro pelos elogios ou pelos vitupérios.
Não acredite em nada, não importa onde você tenha lido, ou quem tenha dito, não importa que eu tenha dito, a menos que isso esteja de acordo com a sua própria razão e o seu senso comum.

3 comentários:

A. João Soares disse...

Lindo conselho!
A nossa convicção deve passar pelo crivo do nosso raciocínio; è prferível ter dúvidas do que ter certezas sem fundamento e, provavelmente erradas.
O filósofo Scopenhauer disse que ler é um mau emprego do tempo porque não desenvolve a nossa capacidade de raciocinar, pois o nosso pensamento é conduzido e condicionado pelo autor do texto.
(Há muita gente que está a levar demasiado a sério esta ideia e nada lê!)
Mas uma hora a pensar num tema, a escalpelizá-lo e olhá-lo por todos os ângulos e fazer perguntas acerca dos porquês, das causas, da evolução, das condicionantes, etc é muito mais enriquecedora do que estar a sujar as mãos num jornal.
As crianças desenvolvem o seu conhecimento nos primeiros anos de vida fazendo perguntas a propósito de tudo o que nã compreendem. Felizes aquelas que conseguem encontrar respostas!
Bom Ano e bons êxitos na elaboração deste blogue.
Um abraço
A. João Soares

mymind disse...

...e ta td dito!
=)

Axiológico disse...

EHEHE.. MUITO BOA...

atualmente eu só tenho lido o código civil, código de processo civil brasileiro, constituição, código penal e processo penal, ehehhehe etc..

hehehehe

abração