segunda-feira, fevereiro 05, 2007

O SOSSEGO

O nosso companheiro Francisco, "Chiquinho" para os amigos mais próximos, é aquilo a que nós chamamos uma pessoa «sem fingimentos» .Gordinho, generoso, bom bebedor, espontâneo, excelente "garfo", transparente, óptimo conversador, extrovertido... e ingénuo.
Apesar de tudo o que já passou nesta vida de cão, não tem emenda. Nunca desconfia de ninguém, pelo que, sem dar por isso, deixa-se facilmente enganar.
O rapaz está agora em plena crise depressiva e anda, acima de tudo, a precisar de sossego.
Pois que, se o "Chiquinho" até anda um bocadinho amnéstico e amiudadamente se veste com as roupas da sua amada, quem somos nós para contrariar o seu travestismo?! Em vez de o criticarmos é necessário que os nossos esforços para o auxiliar nesta fase depressiva se centrem em fazê-lo sentir-se cómodo, gratamente surpreendido e, na medida do possível, aliviado.
Façamos todos um pacto de tranquilidade com o "Chiquinho", deixem-no sossegado, que ninguém o chateie com perguntas. Ele agora vai dar umas voltas, respirar pelo diafragma, caminhar, ouvir música, em suma, vai tentar desfrutar.
O problema do "Chiquinho" é o seu amigo que, permanentemente, o martiriza.Por isso é vital conseguir um clima de confiança com os seus amigos e com os protagonistas que o rodeiam. Não é com uma varinha mágica que poderemos ungir o afectado, porque, se pensarmos assim, seremos ingénuos e inquietantes. Não há milagres!
Temos que o respeitar, escutá-lo, tê-lo em linha de conta, atender aos seus temores e inquietações, dar resposta às suas dúvidas e vacilações para que ele sinta a sua segurança interna.
JERICO : Podes dar uma ajuda ao "Chiquinho"?

5 comentários:

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Tinha de sobrar para mim...

Alarvidades quanto baste disse...

aceitei o convite de vir até aki beber um cafézinho, e fiquei bem impresionado, não pelos belos personagens, mas pelo blog em geral. Liberdade de expresão, e imaginação com humor, e inteligencia, coisa que há pouco por ai... obrigado pelo convite, agora convido eu:

http://alarvidadesquantobaste.blogspot.com/

Um abraço, bom trabalho, encontramo-nos pelos blog's

Nokitas disse...

Ó JERICO, tu és o máximo, pá!!!
Julgas que eu não sei entender que, apesar dos teus "ataques", tu és uma pessoa assertiva. Claro que és pá!!! Tu gostas é de "incendiar" este nosso "universo" local, com carisma e sempre muito atento a tudo o que nos rodeia.
Estimamos-te querido AMIGO e não te dizemos isto para te bajular.
Um abraço.

Axiológico disse...

QUE FOTO MEIGA HEHEHE

João Filipe Ferreira disse...

que sossego !! mas só longe desse ambiente da foto ehehehe
abraço amigos do luso:D