domingo, fevereiro 11, 2007

SEXUALIDADE



A sexualidade envolve tudo aquilo que nos dá prazer na vida, ou seja, o que nos proporciona satisfação, alegria e bem-estar: andar de bicicleta, dormir, viajar, namorar e tantas coisas mais. Ui!

VOCÊ JÁ PENSOU NAS COISAS QUE FAZ E QUE LHE DÃO PRAZER?

O termo sexualidade é mais amplo que sexo e está presente em toda a nossa vida. O sexo também tem a haver com a sexualidade, na medida em que envolve prazer, ou seja, o prazer que sentimos em toques, carícias, mais direccionados aos nossos órgãos sexuais. Mas até mesmo no sexo vivemos a sexualidade, pois o prazer vai muito além das partes genitais, já que o nosso desejo sexual pode ser despertado de várias modos: através de olhares, toques, cheiros, ouvir alguém dizer que gosta de nós, através de sonhos, fantasias, etc.. Fazer amor, curtir numa boa ou fazer sexo, não importa o nome que se dê, é agradável e dá prazer.

EDUCAÇÃO REPRESSIVA

Alguns de nós recebemos uma educação rígida e aprendemos que fazer sexo era uma coisa suja e feia, que deveria servir só para ter filhos e não para se ter prazer.

SEXO É CARINHO

Porém com a experiência e vivência afectiva na vida, notamos que o sexo também é carinho e emoção. São vários sentimentos juntos, que se manifestam de várias maneiras: acariciando o nosso corpo, trocando carícias com outras pessoas, dando um beijo, fazendo amor... As pessoas gostam de vários carinhos. E isto não tem nada de feio ou sujo.

VOCÊ JÁ PENSOU NOS CARINHOS QUE PREFERE?
O NOSSO DESEJO SEXUAL TEM RELAÇÃO COM OS NOSSOS SENTIMENTOS.

Nem sempre nós, homens e mulheres, sentimos desejo ou prazer, principalmente quando estamos cansados por ter trabalhado muito ou quando não temos privacidade. Também não temos desejo sexual quando estamos muito preocupados com questões financeiras, com os filhos, saúde ou emprego, ou ainda se estamos com algum problema emocional. Assim, a nossa sexualidade é influenciada pelos nossos sentimentos: se as coisas não estão bem na vida, não somos bons amantes e as "andanças" na cama não correm como nós desejamos.

VOCÊ JÁ PENSOU QUANDO TEM VONTADE DE FAZER AMOR SE ESTÁ COM RAIVA OU COM MÁGOA DO SEU PARCEIRO OU DA SUA PARCEIRA?
SÃO SITUAÇÕES QUE DIFICULTAM O PRAZER .

Outras vezes as coisas até estão boas, mas mesmo assim a mulher pode não ter prazer. Às vezes isso acontece porque o homem não sabe como agradar e a mulher fica com vergonha de falar ou mostrar as formas e toques que mais gosta. O homem também, algumas vezes, não consegue ter prazer ou não consegue ter erecção. Isto pode ser do cansaço ou das preocupações. Pode ter bebido muito, tomado um calmante ou um medicamento para baixar a tensão arterial.

É PRECISO DESCOBRIR O QUE NOS DÁ MAIS PRAZER.

É com o tempo e a experiência que vamos descobrindo o jeito que mais gostamos de fazer amor. Acariciar o nosso corpo é também uma forma de descobrirmos as áreas mais sensíveis, que mais nos agradam e nos dão mais prazer.

A MASTURBAÇÃO

A masturbação não é uma forma de substituir o parceiro; é algo natural, diferente da relação sexual: não é melhor e nem é pior.

INVENTE A SUA FORMA DE FAZER AMOR
Fazer amor é como dançar. Se cada um dança num ritmo, pode ter a certeza que não resulta e não aprende. Para entrar no ritmo os dois precisam entender-se, falar do que gostam, como gostam, quando gostam. Se a mulher tem vontade, também pode tirar o parceiro para dançar, inventar jeitos diferentes de dar carinho e prazer. Por que não?
VAMOS LÁ TODOS A PRATICAR E A APRENDER, PORQUE FAZER AMOR DÁ SAÚDE.