segunda-feira, março 05, 2007

DEMOCRACIA e MUSEU

Muitos dos grandes filósofos, desde os gregos aos nossos primórdios, foram críticos e até adversários declarados das ideias democráticas. Esta aversão não deixa de ser um verdadeiro paradoxo, porque a filosofia nasce com a democracia e num certo sentido essencial é inseparável dela.
Vem isto a propósito da luta protagonizada em Santa Comba Dão entre saudosistas e anti-fascistas tendo como divergência a hipotética criação de um Museu Salazar.
Com a minha carinha de bebé espantado, deixei de ser o SANDOKAN por uns instantes e fiz uma viagem ao futuro. Vi muitos alunos da minha escola a visitar o tal museu. Estavam com o uniforme da Mocidade Portuguesa e levavam uma tarja com os seguintes dizeres: FASCISMO NUNCA MAIS!
Regressei ao presente e lembrei-me então dos filósofos, dos saudosistas de Santa Comba Dão e de tantos outros que omitem a realidade, porque ao desejarem edificar um museu em honra de António de Oliveira Salazar é porque vivem numa democracia.
A democracia, vejam bem, é um regime que o Salazar abominava para Portugal.
Política pura para a minha CONTA CORRENTE. Ai a minha carinha de bebé chorão, ai, ai...!

8 comentários:

Just Me...S disse...

Acalmas quem te lê :)
Dá gosto...virei aqui ao vosso espaço mais vezes sem duvida, hoje como estou em casa mais facilmente naveguei na blogosfera, nos outros dias é mais dificil, mas virei sempre que puder...continuem. E a ti Sandonkan...continua com esse espirito!!
Ando numa fase...digamos...que atraio energias negativas quando no fundo até sou uma pessoa bastante positiva e alegre :) e sabe sempre bem "ouvir" palavras de animo.
Muitos beijos

Sandokan disse...

Completamente de acordo, CABRA DO NORTE!
Basta só mostrar-lhes uma foto dos PÂNTANOS DA MORTE que eles ficam bem elucidados.
Agradeço a tua visita e o teu comentário ao meu post.
Um abraço.

Topo de Gama disse...

Desculpa caro Sandokan, mas tenho de discordar..

Na minha opinião, e como adepto de uma politica central (ou seja, direita e esquerda combinadas...Se bem que,com inclinações pro canhoto :D) não posso deixar de referir que mesmo o pior dos ditadores desta história lusa, faz parte dessa mesma história... Um museu não é o mesmo que um templo de idolatração... Senão nunca teriamos acesso a museus com imagens do Holocausto, de bombardeamentos e outra atrocidades da história mundial... E não esqueçamos também que muitos portugueses (felizmente quase extintos) viveram essa realidade por muitos anos.. Deu-te o exemplo de Fátima: Discordo com tudo o que lá se passa (sem kerer ferir susceptibilidades, repito ke é apenas a minha maneira de ver as coisas) mas a verdade é ke aquilo tem aquele valor de certa forma, devido a politicas desse nosso amigo de Sta Comba.. E aquilo gera dinheiro que se farta!!!!

E como estamos numa democracia, porque não sermos democraticos? Respeitar aquilo que o passado nos deu, seja bom ou mau, e aprender com isso...

Museu em Sta Comba não é ditadura... Ditadura seria obrigar-nos a ir la...

Abraço amigo

Sandokan disse...

Vejo que não entendeste, caro Amigo TOPO DE GAMA!Medita bem no que eu escrevi.
Um abraço.

Marco Gata disse...

LA DEMOCRACIA ES PARA TODOS
SE LO RECORDAREMOS A CONTA CORRENTE

DEMOCRACIA

RICO FILHO disse...

asi es, se lo recordaremos a CONTA CORRENTE

Nokitas disse...

haces bien en recordar que es democracia
kiss

Topo de Gama disse...

Pelos visto entendi msm mal :D

Dscp la amigo SDK... :D lolol!

Abraço