sábado, maio 12, 2007

À Atenção de Todos os HUMANOS



No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.

Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício comquatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.

Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior dos quevários interiores).
Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.

Por várias vezes esta foi situação reportada pessoalmen te no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.

Chegou ao ponto de o nº de animais dentro do canil exterior de 3 por 7m ascender a 30.O animais nem tinha espaço para mexer-se. O Cantinho dos Animais de Beja, cujo canil está alojado paredes-meia com o Canil Municipal (o terreno pertence à Autarquia) disponibilizou-se a, em conjunto com as duas associações estrangeiras (uma sueca eoutra alemã) tirar fotos dos animais e a tentar encontrar donos para os mesmos, inclusive, em detrimento dos animais da Associação, tal não era a situação precária em que se encontravam.
Isto passou-se entre 20 a 22 deste mês. Tínhamos já agenda do a data para tirar fotos e fazer análises ao sangue (sem qualquer custo a imputar àCâmara!) quando, na sequência de contacto com o encarregado do Canil, o sr. informa que já não tínhamos autorização para tirar as fotos. De imediato contactou-se pessoalmente o Pelouro e foi-nos confirmada a não-autorização mas que, em alternativa, um funcionário da Câmara iria fazê-lo.

Embora a situação fosse caricata aceitou-se a decisão. O referido funcionário tirou fotos a apenas 18 animais, sem dúvida os que teriam melhor aspecto.
O fim dos outros ficou determinado a 27 de Março quando, sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.

Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação.

Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).


Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro.
Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais. Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para geral@cm-beja.pt.
Obrigada

Como podem ter reparado, o único email que surge no site da Câmara Municipal de Beja é generalista – e não chega a existir qualquer confirmação de recepção de emails (a desculpa sempre é que existe qualquer problema com o servidor).

Assim, venho solicitar-vos, caros amigos e companheiros de luta e ideais a, mais uma vez, demonstrarem o vosso desagrado/raiva/tristeza/etc mas através de carta para a seguinte morada:

a/c Presidente da Câmara Dr. Francisco Santos
Câmara Municipal- Praça de República7800-427 Beja

ou

a/c Vereador Miguel Ramalho
Câmara Municipal- Praça de República 7800-427 Beja


Lista de endereços de e-mail de instituições e orgãos de comunicação social
onde podemos dar a conhecer a situação:

mailto:pm.gov.ptgeral@cm-beja.pt
geral@cm-beja.pt
direccao@correiomanha.pt
reportagem@correiomanha.pt
geral@correiomanha
sandralopes@correiomanha.pt
ruisantos@correiomanha.pt
raquelpinto@correiomanha.pt
ptadeu@24horas.com.pt
olga.lobo@24horas.com.pt
osverdes@mail.telepac.pt
mailto:esquerda@esquerda.net
cds-pp@cds.pt
psdbeja@iol.pt
geral@psdlisboa.org
mailto:mportal@ps.pt
Correio.Geral@ar.parlamento.pt;
mailto:mgp_psd@psd.parlamento.pt
gp_pcp@pcp.parlamento.pt
gp_pp@pp.parlamento.pt
mailto:blocoar@ar.parlamento.pt
PEV.correio@pev.parlamento.pt
pm@pm.gov.pt

10 comentários:

Peste disse...

coitadinhos dos cãezinhos...

Animais são pessoas que fazem tais atrocidades, ausentes de qualquer sentimento.

peace_love disse...

desumano :(

Caracolinha disse...

Olá João ... fosga-se ... pu** que os pariu pá ... somos um pais que não sabe sequer defender os direitos daqueles que não se podem manifestar e ficam à mercê da estupidez e da barbária !!!!

Olha eu tenho um cão que trato como um filho e que para mim é como se fosse mesmo ... tinham-no abandonado, devia ter para aí apenas 15 dias e nem sequer tinha dentes ... hoje é lindo ... sempre foi e o melhor companheiro do mundo ... esses também podiam vir a ser grandes companheiros e a raiva e emoção que sinto quando vejo coisas destas nem ta consigo descrever por palavras ... :(

Olha ... vim aqui parar por causa do Zeca mas não resisti em vir aqui juntar neste post a minha voz às vossas e agradecer-te a divulgação ... é assim que podemos transformar os nossos Blogs em autênticos espaços de divulgação de vergonhas como estas e fazer aquilo a que se chama verdadeiramente "serviço público" !!!!

Grande post João !!!!

Estou convosco !!!!

Beijoca encaracolada e emocionada !!!!

Axiológico disse...

Situação lamentável...

métodos utilizados totalmente inadequados.....

denunciem....

no brasil não é muito diferente...

infelizmente

YNF disse...

Hay mucho hijo de puta suelto... y en mi país España, el maltrato animal incluso es la fiesta nacional!!!. Mierda d epaís!.

Carla Delgado disse...

Olá!
Vou enviar carta em nome pessoal e passar esta mensagem para todos no clube. Estas situações têm de acabar!
beijinhos e obrigada pela coragem!

papoila disse...

ola...
Estou simplemente chocada....
Bem... palavras para que????

Ideias com Estilo disse...

Cada vez que vejo situações como esta, as lagrimas correm-me pela cara... também tenho uma cadela com 4 anos que posso dizer que é melhor tratada do que algumas pessoas. Tenho amor aos animais e custa-me ver este tipo de atrocidades.
Podes desde já contar comigo no que fôr necessário para correr com esses senhores de merda que se dizem presidentes de camara e juntas.
Patricia

Catarina Ferreira disse...

Olá.
Custa-me cada vez mais ler e ouvir história assim. Dá vontade de sei lá o que.
Eu amo ,adoro cães e gatos, entre outros animais claro. Tive um caozinho durante 12 anos, um caniche que mais tarde acabou por falecer devido a idade. Este era aqui em casa como um filho, irmão o que for. Era tratado como qualquer outro. Custou-nos muito já nao te.lo... Tenho 4 cães e 5gatos e nunca me custou gostar deles ou achar em demasiado. Mas como há direitos humanos há direitos do animal.
Agora pergunto. Se esses senhores que nem senhores são , são coisas, falando bem e depressa gostariam que fizessem isso aos filhos deles ou mesmo animais. E não me venham com a conversa de que são muitos que andam por ai. Eles só os poem no canil e vao busca.los porque querem. Tantos animais que andam ai abandonados e são felizes muitas pessoas até os acolhem...

Sinceramente isso não há palavras, mas não estou admirada. Pois estamos num país onde tudo aconteçe e não é de bom. Pois quem deveria tratar desses assuntos anda preocupado com almoços e jantares e sorrisos para as cameras enquanto nós nos preocupamos e somos pessoas e eles ainda nós ignoram e gozam com o povo.
Mas enfim... Acredito que tudo um dia vai mudar...

Desculpa o testamento e podes contar com a minha ajuda para o que for. Eu vou passar a palavra sobre isso de certeza.

Um beijinho*
catarina

Olga disse...

Fico furiosa com este tipo de coisas!