segunda-feira, fevereiro 19, 2007

AMIGOS COLORIDOS

Entre os vários princípios destinados a reger o processo da empatia e da assertividade entre os amigos coloridos, não atendendo a credos e nem a pátrias, aquele que eu mais aprecio é o da reversibilidade. Ele implica a obrigação de termos uma conduta reversível, um relacionamento que admitimos aos outros quando se dirigem e se referem a nós. Nisto cabem a linguagem, as palavras, reparos e comentários, as atitudes e gestos.
Trata-se de uma norma cuja aplicação vai para além de um pequeno espaço da vida, porquanto constitui trave mestra do protocolo do civismo que a todos vincula, devendo vigorar em toda a parte. Creio até que a observância deste princípio pelos diversos amigos coloridos poria termo ao clima de notória insanidade em que a nossa vida, por vezes, é fértil. Se ele fosse tido na devida conta muitos problemas deixavam de existir e viveríamos com mais fraternidade. Em vez de escarafuncharmos constantemente na podridão, melhor seria se nos entregássemos à tarefa bem mais exigente de trazer a primeiro plano a beleza de sermos verdadeiros amigos. Enquanto assim não for; são a sujidade, a grosseria, a fealdade e a pestilência que atraem a visão, o olfacto e a audição.
A culpa maior deste atoleiro não é do João, ou da Ana. Tem sujeito plural e prende-se com o baixo índice da cultura cívica, com a fraca qualidade da educação e formação e com o enorme peso da nossa ignorância e irracionalidade. O problema está em nós; nós povo, nós matéria-prima, onde os espertos são valorizados e premiados, onde a esperteza é mais apreciada do que o trabalho, os princípios e valores, onde se desculpa a fraude, a mentira, a falsidade, a estupidez e mediocridade. Somos nós que devemos mudar e colorir a nossa amizade, nós que nos fazemos de surdos e desentendidos. O ruim está em nós, porque nos deixamos manipular, alienar e enganar e deveríamos exigir ser tratados à luz do princípio da reversibilidade e, assim, o futuro seria bem melhor. A amizade colorida exige dos nossos semelhantes uma conduta igual à que esperam de nós em relação a eles pois só assim merecerão o nosso respeito, consideração e admiração.
Saibamos amar a justiça, imparcialidade e direito à igualdade, assumamos as nossas falhas e erros para assim se diminuirem as desconfianças, as ofensas e os juízos de intenção.
Enfim, se o princípio da reversibilidade vingasse nesta vida, haveria mais verdade e menos circo da hipocrisia e falsidade.
Levanto a minha taça de champanhe e brindo por todos vós e com todos vós, em honra da nossa AMIZADE COLORIDA.
Esta é a minha resposta, muito sucinta, ao desafio da Ana Reis. Espero não a ter desiludido.

6 comentários:

mymind disse...

epa gostei do post =P
mas este eh o mundo em k kada um move-s pelos seus interesses =/
bju

Peste disse...

não desiludiste mesmo nada, pelo contrário, concordo contigo, axo frontal e de uma visilidade fantástica.

adorei o q deixaste no meu blog, muito lindo mesmo, adorei.

beijos grandes

Ci Dream disse...

vim agradecer a tua visita...:) e vim cheirar o teu cantinho....volto outra altura para comentar...tb ja tive um post desete género a dias....:)

beijinhos da ci

Verena Sánchez Doering disse...

los amigos son un gran tesoro
besitos

Carla disse...

agradeço a tua visita e o teu comentário no fantasy.
aceitei o convite para tomar café...
obrigado.
beijos

Nanny disse...

Ahhh! Mais um que fugiu ao âmago da questão!

Só me desiludem estes pseudo-homens...
(problemas da agricultura portuguesa...)

Hoje não levas beijo