sexta-feira, julho 13, 2007

Política e Poesia

Há pessoas que aprendem a sentir raiva, coragem, desespero, impotência, alegria, júbilo... ante determinados factos ou em presença de algumas pessoas.
Falo assim, porque andam por aí uns "ricos meninos" que esquecem que através dos sentidos imanentes às formas de expressão que os perfazem, sejam elas racionais e objectivas ou sentimentais e subjectivas, aprofundamos a vivência do mundo e a experiência da vida, criamos, levantamos e enraizamos a alma. Cada um deles, à sua única e insubstituível maneira, prende-nos à vida e converge para a realização e exaltação da existência.
A política no concelho da Mealhada está para durar no lodaçal. Aproveita-se para se especular e, com a demagogia do costume, tudo serve para criar intrigas e para levantar problemas por todo o lado.
Enquanto vejo tudo isto, leio Pablo Neruda e Fernando Pessoa e delicio-me com as suas poesias.
Política e poesia são dois modos de expressão distintos, mas ambos perseguem a mesma finalidade intrínseca, que é a de alargar o campo da sensibilidade e arrancar do nosso íntimo e até do nada sentimentos, sonhos, desejos, angústias e aspirações que se materializam como actos simbólicos, sejam eles palavras ou gestos.
Aguardemos pelas próximas cenas chocantes. Eu, como de costume, olho de frente para esses "ricos meninos" e solto a minha gargalhada habitual.

EHEHEHEHEHEHEH!!!!!!

4 comentários:

Casemiro dos Plásticos disse...

Ora ai está um post fantástico!
abraço e bom fds, tenho um desafio no meu blog... descobre lá lol

Laura disse...

Ó zeca, eu ando maluca sempre à tua procura, mas quando ceomeço a desesperar lá apareces tu de novo. Ao menos isso.

De politicas não entendo a não ser que há gente que gosta de rapar o tacho, e o dos outros também, mas lá em casa dão tudo aos cães...

Menino, para mim um verdadeiro politico é aquele que dá tudo pelo povo e ajuda o povo a querer ter mais e a exigir aquilo a que tem direito..não são só eles que tem de levar os ricos tachos recheados e nada fazem..
Há que trabalhar para o bem da terra para que crie postos de trabalho e produza para dar a todos um belo viver pleno de esperança no porvir. Já vimos que os que por cá andam fazem tudo menos isso.. Assim voto naqueles em que acredito e sei que só não cumprem se não puderem...

Beijinho a ti e as sapatiolhas como andam ? nunca mais as mostraste no resteas estados de alma e pascoalita..bamo lá imbora pá gente...

Menina do Rio disse...

Concordo contigo Zeca! tanto a política quanto a poesia têm a capaciadade não só de alargar, mas de nos levar a sentimentos tão diversos que se não fossem elas, talvez fossemos estáticos.

Beijinho pra tu

Mustafa Şenalp disse...

ÇOK GÜZEL BİR SİTE.